terça-feira, 11 de agosto de 2009

Influenza A (H1N1): 18 coisas que você precisa saber

1. Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)?

Elas são causadas por diferentes subtipos de vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é: ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a uma unidade de saúde.

2. Existe transmissão sustentada do vírus Influenza A (H1N1) no Brasil?

Em 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem o vínculo de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. Trata-se de paciente do estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional.

3. Quando devo procurar um médico?

Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou uma unidade de saúde, como já se faz com a gripe comum.

4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?

Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência espalhados por todo o país (totalizando cerca de 900 leitos de isolamento, caso seja necessário).

5. Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 1 a 4 dias. Alguns trabalhos mostram que se pode chegar a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

6. De que forma o vírus entra no corpo?

Por contato ao dar a mão, ou beijar-se no rosto, e pelo nariz, boca e olhos.

7. Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus. O fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade (mucosa do nariz, boca e olhos). O vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

8. Onde se encontra o vírus (no ambiente)?

Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, ou seja, onde houver umidade.

9. Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

Já se divulgou cerca de 10 horas, mas os últimos relatos referem que o vírus pode sobreviver de 24 a 72 horas, dependendo das condições climáticas.

10. Quais os critérios de utilização para o Oseltamivir ("Tamiflu")?

Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com este antiviral.

11. A água de tanques ou caixa de água transmitem o vírus?


Não, porque contém substâncias químicas e geralmente está clorada.

12. Se vou ao velório de alguém que morreu deste vírus posso me contagiar?


Não.

13. O que mata o vírus?

Os antivirais, álcool em gel, o sol, mais de três dias no meio ambiente e o sabão.

14. Como eu posso me prevenir da doença?


Além de evitar locais com aglomeração de pessoas e manter ambientes bem ventilados, alguns cuidados básicos de higiene ainda podem ser tomados, como: lavar bem as mãos não só após tossir ou espirrar, mas de uma maneira frequente (mais de 10 vezes por dia) com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; guardar uma distância mínima de 1 a 1,5 m das pessoas infectadas ou doentes com o vírus H1N1 e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

15. É útil a máscara para cobrir a boca?

Existem alguns tipos de máscara de maior qualidade que outros, tendo uma eficácia mínima de 95% de filtragem de partículas de até 0,3 (tipo N95, N99, N100, PFF2 OU PFF3), mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e, ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado, use-o para não infectar aos demais.

16. Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?

Não é recomendável, pois pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários (nesse caso, siga tomando).

17. Se estou vacinado contra a Influenza comum (vacina contra a gripe), sou inócuo a este vírus?


Não. Ainda não existe vacina contra este tipo de vírus.

18. Pode-se comer carne de porco?


Por conta do risco de se contaminar com a gripe A, a resposta é sim. Não há nenhum risco de contágio.

Nenhum comentário: